Procura-se na Quitanda

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dezarie

Calmaria e meditação. Essas são as palavras que identificam as músicas desta cantora de reggae nascida em St. Croix, nas Ilhas Virgens Americanas, ultimamente o berço dos maiores nomes do reggae roots mundial.  
Eu, particularmente, entro em transe quando a escuto, uma voz suave e melodias inspiradoras que acalmam qualquer pensamento em fúria ou coração trovejante.
São quatro CDs no total, além dos trabalhos feitos em conjunto com outras grandes bandas de reggae, como Midnite, com quem divide seu stúdio de gravação, inclusive.
As músicas de melodia dúbia, entre a leveza e a forte presença da batida reggae, passam seu recado. A voz, é de uma identidade singular e totalmente talentosa. inclusive, arrisco dizer que a voz dela é que ganha o poder pela música. Parece que a melodia se envolve em sua voz e só a partir dai é que surge a música de fato. Voz perfeita e marcante.
Som pedrada e de responsa, já que conta com o baixista do Midnite em seus dois primeiros CDs. Eu gosto muito do Gracious Mama Africa, de 2003. 
As letras sempre carregadas de história e de força ao negro, seu povo e sua terra, sempre agradecendo Jah pela força e poder de mudança, típico das tradicionais letras de reggae, muito bom conteúdo.
A natureza também ganha destaque nas letras pesadas de Dezaire, a conscientização do poder do povo e para o povo, dentro de suas terras, vencendo a Babilônica (como a terra e o capitalismo são chamados na cultura rastafari). 
São músicas que expressam a história do povo negro, da religião rastafari e da humanidade como um todo, refletindo sobre as mudanças e necessidades para um mundo mais tranquilo, justo e igualitário. 
Sim, ela também fala de amor, mas de uma forma única, sempre pesando para o lado humano. Vale a pena ouvir!
Música preferida, eu tenho várias! Portanto, aqui fica a dica de procurar por todos os CDs dela!
Para baixar:
 http://www.baixakireggae.com/2011/04/download-cd-dezarie-fya-2001.html


Para conhecer:
http://www.rastafaria.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário