Procura-se na Quitanda

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Comadre Florzinha

Uma das bandas que mais sou fiel durante meu caminho de aprendizado com a música. Vozes femininas (o que muito me agrada e encanta) e priorização da percussão como instrumento base para as músicas. Mulheres talentosas e cheias de criatividade que formaram o grupo para exaltar a nossa rica cultura brasileira.
A união começou em Recife, (quando digo que é de lá que vim e pra onde vou!) em 1997, quando Karina Buhr, a percussionista, convidou a cantora Renata Mattar para formar um grupo só com mulheres tendo propositalmente como base as vozes e a percussão. Em seguida, Virgínia Barbosa, Cristina Barbosa e Neida Alves se juntaram à dupla, mas essa união durou pouco tempo e foi só na sequência, com uma segunda formação que a banda começou a fazer shows maiores.
Nessa segunda combinação de afinações estavam Telma César, Alessandra Leão (já citada aqui na Quitanda) e Isaar de França, que antes de gravarem seu primeiro CD "Comadre Florzinha", somaram Maria Helena Sampaio ao grupo.
Depois da banda montada e do primeiro CD esbaldando talentos e criativas composições, elas começaram a se apresentar em diversos circuitos culturais e a representarem a boa música brasileira.
Sim, é fato que no Brasil, o próprio brasileiro não se interessa por sua cultura, o que é uma pena, já que é uma das mais ricas que já pude conhecer. Mas, essas meninas merecem devida atenção. Uma simplicidade e paixão pela música, que arrepia pés e cabelos em sequenciamento de dominó!
Depois acabaram mudando a formação e produzindo mais um CD, "Vou voltar andando", com músicas mais calmas dessa vez. Muito bom também. Sem contar o capricho do desenho da capa e do próprio CD todo transparente com pinceladas de giz pastel, uma obra prima! CDs esses, que eram vendidos nos shows à R$5,00. 
Em 2010 elas estavam na Virada Cultural de São Paulo, um privilégio poder vê-las tocar e cantar. Inspirador.
As influências vem de várias partes do nosso Brasil, cada uma acrescenta a sua maneira uma personalidade única às músicas e à própria banda que conta com uma deliciosa mistura de ritmos como côco, baião e ciranda. (Tudo de mais gostoso para ouvir e dançar).
O legal também, é que elas se revezam no vocal e cada uma se encaixa perfeitamente na música a qual é protagonista. Lindo demais de ouvir! Vale a pena.
Elas se apresentam numa cena mais alternativa, o que é bom para não tirar a originalidade da banda. Acabam participando de Viradas e Projetos Culturais Brasil e mundo à fora. Além das participações em outros projetos de amigos e bandas, como Mundo Livre S/A, Bonsucesso Samba Clube (que em breve estará aqui na quitanda, já que gosto muuuito!), com o Mestre Antônio Nóbrega, entre tantos outros bons músicos.
Uma que eu gosto muito é "Brilhantina", uma linda homenagem às lavadeiras!
Outra que adoro é "Ô Papai", essa deixo a letra! Dá para imaginar a grande roda tocando e toda mulherada em volta dançando fazendo festa! Esse tipo de manifestação é bonita demais! Dá uma energia. Sola do pé em contato com a terra, saias rodadas, girando flores para abrilhantar os caminhos, bom demais!

Ô Papai - Comadre Florzinha

Ô Papai, me dê dinheiro pra eu enfeitar meu balão. Quem quer bem dorme na rua na porta do seu amor. Ô Papai... Da Calçada faz a cama, do sereno, o cobertor. Ô Papai... Você diz que amor não dói, mas amor dói no coração Ô Papai... Tenha um amor ausente arrepare se dói ou não Ô Papai... Eu vou fazer o meu vestido Todo cheio de modelo Cheio de cava e botão E quando eu me vestir nele Vou me embora pro sertão. Voar, voar como um pavão Que é bicho do bico dourado Eu tô namorando um soldado Do bando de Lampião. Ô Papai... Quem me dera, dera, dera, quem me dera pra mim só Ô Papai... Me deitar na tua cama, me cobrir com teu lençol Ô Papai... Eu plantei meu pé de lírio na porta do meu amor Ô Papai... Mas ele não botou água e meu pé de lírio murchou. Ô Papai... Eu vou fazer o meu vestido Todo cheio de modelo Cheio de cava e botão E quando eu me vestir nele Vou me embora pro sertão. Voar, voar como um pavão Que é bicho do bico dourado Eu tô namorando um soldado Do bando de Lampião 



Para encontrá-las, tem myspace http://www.myspace.com/comadrefulozinha




Nenhum comentário:

Postar um comentário