Procura-se na Quitanda

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Natiruts

Siiim, vou me superar e falar de Natiruts! Confesso desde o início, que preferia a versão Nativus do Alexandre e companhia, mas eles mudaram o nome, a formação e o estilo musical, deixando o muito do bom reggae pra trás e iniciando seu "reaggaepopower", como defini para ele próprio em uma oportunidade que tive de encontrá-los. Fato é, ele sabe do meu desapontamento!
Enfim, mágoas deixadas para trás, resolvi resgatar Natiruts na minha lista recente de músicas, tudo porque eu ia em um show, então pensei "preciso ouví-los novamente para ver do que se trata". Assim o fiz com o CD Raçaman, que olha só, me surpreendeu! Não pelas melodias, porque essas continuam enlatadas na versão "pop show", mas as letras bem que dizem verdades.
A letra da música título do CD já estapeia a cara de pessoas que, assim como eu, os julgam como banda reggae de qualidade. Não que eu concorde com o que ele diz: "Apesar dos julgamentos infelizes e hipócritas (...) Ser raiz é ter no prato o que comer e não miséria para turista e gringo ver (...) Ser cantor de reggae é imitar o Bob Marley (...)".
Concordo com o que ele diz a respeito do julgamento do que é "ser preto pobre" e também a respeito da cobrança que se faz com o reggae ser sempre a mesma cópia de ser Rasta e Bob Marley, mas no meu ponto de vista, não os quero como cópia de Bob, mesmo porque para isso não há jeito, ele é único, nem parecido conseguem deixar!
A questão é vender a música para a indústria cultural globalizada e deixar todas as melodias e letras iguais. Maaas, não vou falar mal, mesmo porque como disse acima, me surpreendeu o novo CD pelas letras cabíveis e sinceras. Sim, gostei de algumas do CD. O ruim é que tem algumas muito "axezadas", uma coisa meio "até o chão" que não me agrada, enfim... desabafos a parte, o CD é realmente bom e bem trabalhado.
São anos de persistência na carreira como músicos e esse respeito é válido. Gostei do CD, está bem trabalhado, percebe-se o carinho com que trabalharam nele, todas as músicas são coladas umas nas outras, trabalha um tema, bem interessante.
A maioria é romântiquinha, mas super bonitinhas! "No mar" é uma graça; "Um céu, um sol e um mar" também é gostosa de ouvir e ele a chama (sua musa inspiradora!) de Flor de Laranjeira, ai que lindo!!! :)
nem vale colocar letra preferida porque colocaria várias da época Nativus, inclusive deixaria "Leve com você" como sugestão!
Fica dica de CD como um todo para ouvir! Raçaman - Natiruts
Para encontrá-los, www.natiruts.com
Ah, eles estão por aqui fazendo show. Mogi Guaçu no próximo fim de semana, dia 29/10.





Nenhum comentário:

Postar um comentário