Procura-se na Quitanda

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Lenine

Nenhuma novidade é falar da excelência de Lenine em suas composições, simplesmente fenomenal! Batidas de guitarra tão únicas que logo se identifica o autor, não tem jeito. Lenine é Lenine. Seu trabalho é bom desde os primórdios, ouso "metaforizar" que é quase o Rei Midas da Música Brasileira: tudo que ele toca vira ouro aos meus ouvidos!
Digo isso, especificamente, pela versão que ele fez de Sebastiana, do também sensacional Jackson do Pandeiro. Ele já tinha uma versão dessa música, bem como de tantas outras do mesmo compositor, que muito lhe agrada e nunca foi segredo, mas num especial para o Som Brasil, da rede Globo, ele caprichou na inspiração e levou uma releitura sensacional de um dos maiores exemplos do xaxado do nosso Brasil.
A versão é demais! Genial! Tem uma contemporaneidade, com bateria, guitarra base e solo e o baixo, que é simplesmente mágico! Com quatro músicos no palco,  conseguiram fazer o groove perfeito! Vale a pena ouvir e reouvir, por isso, fica aqui o link para quem quiser:
http://www.youtube.com/watch?v=bUqcOBLp8lM
Ainda não consegui baixar essa versão, só mesmo pelo youtube. No 4shared tem aquela outra versão, já mais antiga que ele fez da mesma música, que alias foi o motim para a versão do Som Brasil, ouvindo, percebe-se a semelhança, mas ainda fico com a do Som Brasil como melhor releitura!
E não é só essa música, o cara simplesmente faz mágica com a sonoridade. Tem um groove próprio, ele e suas cordas sempre inovam nos trabalhos, ele sempre traz uma referência contemporânea misturada com a nossa cultura genuinamente popular (no sentido de povo mesmo). Comprovando o que escrevi até agora, colo aqui um trechinho da apresentação do site, escrita pelo próprio Lenine: "Dizem que faço uma música que agrega manifestações musicais brasileiras e de outros cantos do mundo. Sons que não se encaixam em um único gênero e desconhecem limites. Eu concordo. Pelo menos, é o que tento!"
É isso, ele é mágico! Adoro!


Para encontrá-lo:
http://www.lenine.com.br/bio

Nenhum comentário:

Postar um comentário