Procura-se na Quitanda

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sururu na Roda

Para acalentar os ouvidos e colocar em versos e melodia o que muitas vezes minha voz quer falar, a Banda Sururu na Roda aparece! Uma das coisas que mais gosto na música é isso: Poder tirar delas a versão perfeita e musicada do que muitas vezes meu coração sente, mas por falta de tato não consegue expressar.
É através da música, que concentro minhas principais direções e encontro nelas a explicação verbal para milhões de sentimentos que guardo no peito. Acho uma dádiva transformar sofrimentos e alegrias em som e, melhor ainda, poder compartilhar isso de uma forma tão única e ao mesmo tempo tão global. Sim, porque uma mesma música faz sentido para mim, para você, para uma vizinha, para a irmã de um amigo seu, para a senhora do mercadinho e para o moço da lotérica! Se não chamasse música, chamaria mágica!
E tudo isso porque me encantei com o que ouvi de Sururu na Roda, uma banda genuinamente carioca que conta com Nilze Carvalho, na voz, cavaquinho e bandolim; Fabiano Salek, voz, e percussão; Sílvio Carvalho, voz, percussão e cavaquinho e Juliana Zanardi, voz e violão.
Um dos grandes diferencias do quarteto afinado é a sonoridade, que expressa diferentes nuances de timbres, já que seus integrantes são todos cantores e instrumentistas, cada um trazendo consigo uma bagagem e influências diferentes. A junção de tudo e todos é o que faz o som ser sensacional! Embasados na música brasileira (minha grande paixão!), os quatro trazem uma verdadeira miscigenação musical!
O primeiro CD foi "Arco da Velha", lançado em 2001, seguindo fielmente as rodas de samba. em seguida, veio o "Sururu na roda", trazendo no repertório músicas de Dorival Caymmi, Zé Keti, Noel Rosa, entre outros bons bambas, além do privilégio de poder contar com a participação de Chico Buarque.
Em 2008 veio o terceiro CD, "Que Samba Bom", gravado ao vivo, com canções inéditas e de autoria própria. 
Os três CDs são excelentes e as músicas muito bem trabalhadas, desde seu arranjo até as letras, sem contar a diversidade, ora um choro compassado com vozes em coro, ora samba de roda e alternâncias vocais, além dos instrumentos arredondados entre si, deixando os breques perfeitinhos! Lindo trabalho, mesmo! Vale a pena.
Do CD novo, "Se você me ouvisse" é linda demais e do CD "Que Samba Bom", "De maré" é obra prima! 
Vou deixar aqui a do novo CD que o clipe também é uma graça!
Para encontrá-los: site oficial e muitos shows pelo Rio! http://www.sururunaroda.com.br/site/sururu.php

Se você me ouvisse - Sururu na Roda

Se você me ouvisse não estaria chorando agora / Chora, chora / Vou-me embora / Vou deixar a saudade como lembrança / Adeus linda criança / Se ficar vou sofrer muito mais do que já sofri / Vou com Deus / Vou sair daqui / O nosso sonho chegou ao fim / Não adianta chorar por mim / O amor quando nasce é bonito a gente ver / Que bom se não chegasse o momento do amor morrer / É por isso que eu sinto o meu peito tão magoado / Quando venho dizer que está tudo acabado.

Um comentário: